Like face

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O que você espera de 2014?

Último post de 2013 aqui no Blog da Disal, hora de refletirmos sobre o ano que passou e o que está por vir. Pode ser clichê, mas acho útil fazer esse balanço final e estabelecer metas de ano-novo, afinal no início de janeiro estamos sempre mais motivados para tentar mudar alguma coisa ou começar algo diferente. Só não espere o Carnaval, porque até lá a motivação muitas vezes já deu lugar aos problemas do dia a dia.

Vamos lá? O que você espera de 2014? Seja qual for sua resposta, se continuar “esperando”, nada vai acontecer, claro. De novo, é clichê, mas se você não der o primeiro passo (e o segundo e o terceiro...) nada vai mudar.

Quer aprender inglês? Comece a pesquisar escolas, professores particulares ou cursos online em janeiro já (nem vou falar para fazer isso em dezembro porque sei que todos estamos preocupados com os presentes e a ceia de Natal). Tente assistir a algumas aulas demonstrativas ou fazer testes de nível no início do ano, assim você não corre o risco de desanimar de fazer a matrícula porque “a turma já começou”, nem fica sem horários disponíveis com o professor particular que você queria porque ele “já lotou a agenda”.

Já estudou inglês, parou, voltou, parou de novo e quer voltar, mas está enferrujado, tem vergonha de falar na frente dos outros, acha que não lembra mais nada? Que tal fazer um curso intensivo em janeiro de um estágio anterior, para ganhar mais confiança e não perder tempo em mais um semestre inteiro revendo parte das coisas que você lembra mais ou menos?

É professor e está desempregado ou está insatisfeito com seu trabalho atual? Aproveite janeiro para um curso de reciclagem intensivo (presencial ou online), participe de algumas palestras ou oficinas que muitas livrarias costumam oferecer ou aproveite que está com menos aulas para estudar sozinho. Enquanto isso, visite as escolas em que quer dar aulas, deixe o currículo, peça para fazer um teste. A maioria permite que você faça um teste mesmo que não esteja procurando professor no momento. Aproveite esses testes para perceber o que você precisa melhorar no seu inglês.

Está trabalhando como professor e usa as mesmas atividades há dez anos, aquela música que foi sucesso na década de 90 com fill in the blanks, aquelas perguntas no Simple Present sobre pessoas que já morreram? Que tal aproveitar o começo do ano para dar um up no seu material didático? Os alunos agradecem.

Como diz o poema de Drummond, Receita de Ano Novo, “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”


Boas Festas e até 2014!


Vanessa Prata é jornalista e professora de Inglês há mais de 13 anos. Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Tradução, possui os certificados FCE, CAE, CPE, TKT e ICELT, da Universidade de Cambridge.
Contato: teachervanessaprata.blogspot.com. Curta a fanpage do blog clicando aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário